Reeducação alimentar, dieta, inspirações, exercícios, ginásio.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Bom dia. O desafio perda de peso aqui no blogue já começou à alguns meses, eu comecei por postar às segundas feiras a falar um pouco como ia. Neste desafio eu tive altos e baixos, e acabei não postando com tanta regularidade. Hoje estou aqui para falar de vários assuntos relacionados a esse tema.

A perda de peso é uma coisa muito chata, certo? Querer comer isto ou aquilo e não poder porque sabemos que vamos engordar é muito triste. Mas isso tudo pode melhorar quando aprendemos a trocar doces por outros alimentos e quando aprendemos a ver os alimentos saudáveis como coisas boas e saborosas.

Desde o mês de maio, mais ou menos, eu decidi que tinha de perder peso. E quando digo tinha é porque tinha mesmo. Nunca tive a cima do peso mas estava no limite de peso considerado saudável. Para a minha altura o peso considerado saudável deve estar entre os 49 e os 59 quilos, em abril/maio eu estava com 59 quilos e quando me dei conta disso fiquei um pouco mal. Decidi mudar os meus hábitos de vida, como mudar a minha alimentação e fazer exercício físico com regularidade.
Aproveitando o bom tempo comecei a caminhar e a correr, quando não podia sair ou estava a chover fazia exercícios em casa. 

Quanto a alimentação, quem me segue no blogue já sabe que sou muito gulosa, muito mesmo, olho para um doce e parece que ele esta-me a chamar...tive de mudar isso, não deixo de ser gulosa, não deixo de comer doces, mas comecei a controlar-me e não como doces com tanta frequência. Mudar a nossa alimentação é muito difícil, principalmente se nas nossas casas todos gostem de comer doces, fritos e essas coisas.

Como consegui mudar?
Pois como já vos disse não foi nada fácil, mas com força de vontade tudo se consegue. 
Eu comecei por me informar, fiz pesquisas na Internet sobre alimentação saudável, reeducação alimentar, receitas, benefícios de certos alimentos, exercícios físicos, que exercícios podia fazer em casa, enfim uma lista sem fim. 
Depois pus em prática, fazia as minhas próprias refeições, comecei a comer mais fruta, a evitar doces e fritos, a beber um 1,5L de água por dia, entre outras coisas.

Perdi mesmo peso? Como?
Eu perdi peso. Em maio eu tinha feito uma meta 53 quilos (definir uma meta é muito importante). 
Comparando com muitas pessoas o total de quilos a eliminar não era nada, era um numero pequeno mas demorei a conseguir chegar a essa meta. Eu demorei a perder peso porque não queria mesmo perder peso de forma rápida, mas sim de forma saudável. 
Há pessoas que olhem para mim e dizem que estou mais magra, outras nem comentam, outras nem notam mas o que realmente importa é como eu me sinto. Eu sei que perdi peso, que estou no meu peso saudável e fico super feliz com isso.
*Em relação a perda de peso temos de ter em atenção algumas coisas e uma delas é o formato do nosso corpo. Não vale a pena tentar ter um corpo igual tal pessoa porque gostamos do corpo dessa pessoa. Cada um de nos tem um corpo, com as suas formas, as suas características e temos de ter isso em mente, senão nunca ficaremos felizes com os resultados.

Inspiração:
Quando estamos na dita "dieta" existe muitas coisas no dia a dia que nos metem em baixo, certas conversas, ver certas comidas e não as comer, evitar isto e aqui, assim tudo se torna chato e dá vontade de desistir. Eu procurei inspirações, páginas de fitness no facebook e no instagram, procurei blogues e canais do youtube de pessoas que estavam em dieta e isso ajudou-me muito.

Ginásio: 
No inicio do verão comecei à procura de um ginásio. Como vivo em um freguesia pequena, num concelho pequeno não há ginásio aqui, então comecei a procurar em outros concelhos. Encontrei vários, mas ou o meu horário não dava, ou o preço era muito alto, ou isto e aquilo e fiquei um bom tempo nisso. Em setembro descobri um mais perto de casa, com um bom preço e decidi ir. Estou a adorar e o melhor de tudo é que estou a ver resultados, as minhas pernas mais durinhas, os meus braços a criar formas, as gordirinhas daqui e dali a sair, entre outras mudanças.
Eu não acho que para perder peso é preciso ir para o ginásio, dá para perder peso em casa (cuidando da alimentação e fazendo exercícios com regularidade), mas a verdade seja dita: no ginásio temos uma ajuda muito grande.

Acho que já falei de mais e que esse poste é muito mais comprido do que os outros todos, mas eu senti necessidade disso, senti que devia misturar esses assuntos todos em um poste porque estão todos ligados e assim faço um resumo de como foi o meu desafio perda de peso.
Agora não estou preocupada em perder peso mas sim em não ganhar, ou pelo menos não ganhar gordura (porque ganhando massa magra ganha-se peso).





Se tiverem alguma dúvida podem enviar-me uma mensagem no facebook, um comentário ou até mesmo um mail (beatrizc93@gmail.com), irei responder a tudo com muito gosto.
Contem-me a vossa história também. 
Beijinhos*







Enviar um comentário

© Believe. Todos os Direitos Reservados | Beatriz Couto .